Chuvas: entenda fenômeno meteorológico que causa os temporais em Pernambuco
Segundo a Apac, chuvas devem continuar entre moderadas e fortes ao longo do fim de semana. Postado em 16/05/2025

As fortes chuvas que atingem regiões de Pernambuco desde o fim da tarde de quarta-feira (14) e que causou diversos transtornos ontem quinta - feira(15) devem prosseguir ao longo do dia e da madrugada e manhã de sexta-feira (16).
É o que conta a meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) Zilurdes Lopes.
Ela explica também que o sistema que causa as chuvas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e na Zona da Mata do Estado foi potencializado pela instabilidade no tempo associada à atuação da Zona de Convergência Intertropical (Zcit), que favoreceu o sistema com muita umidade.
"Temos a perturbação no campo do vento e mais a umidade vinda da Zcit, o que favoreceu esse volume de chuvas", completa Zilurdes Lopes.
A Zcit é uma faixa próxima à Linha do Equador onde os ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul se encontram, o que força o ar quente a subir e gerar uma convecção, processo que resulta na formação de nuvens densas e precipitações frequentes. O estado indicado pela Apac é de atenção, quando há previsão de condição significativa dos fenômenos meteorológicos com risco moderado a alto e com potencial severo.
Comentários (0)